Oscar 2026: Brasil divulga shortlist oficial que pode te surpreender – descubra onde assistir os 6 filmes selecionados

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) a shortlist com os seis filmes pré-selecionados para concorrer à indicação de Melhor Filme Internacional no Oscar® 2026. A decisão final será revelada no dia 15 de setembro, quando a comissão de seleção escolherá o longa que representará o país na premiação.

Filmes pré-selecionados e onde assistir:

  • Baby (Marcelo Caetano) – Um drama intenso sobre Wellington, um jovem de 18 anos que, após sair de um centro de detenção juvenil, tenta se reconstruir nas ruas de São Paulo, encontrando Ronaldo, que transformará sua vida de formas inesperadas. Assista no Telecine ou aluguel digital.
  • Kasa Branca (Luciano Vidigal) – A história de Dé, um adolescente da periferia do Rio de Janeiro, lidando com a doença terminal de sua avó e os desafios de crescer em uma comunidade periférica. Assista no Telecine ou aluguel digital.
  • Manas (Marianna Brennand) – Acompanhando a jovem Tielle na Ilha do Marajó, o filme mostra a luta das mulheres para enfrentar estruturas familiares abusivas e buscar autonomia. Assista no Telecine.
  • O Agente Secreto (Kleber Mendonça Filho) – Thriller ambientado em 1977 no Recife, com Marcelo (Wagner Moura) buscando paz enquanto enfrenta mistérios do passado. Exclusivamente nos cinemas a partir de 6 de novembro.
  • O Último Azul (Gabriel Mascaro) – Drama sensível sobre Tereza, uma idosa obrigada a se mudar compulsoriamente, que decide realizar um último desejo enquanto observa a realidade do envelhecimento no Brasil. Em cartaz nos cinemas.
  • Oeste Outra Vez (Erico Rassi) – Retrata o sertão de Goiás, onde homens lidam com frustrações e abandono, transformando dor em violência. Assista no Globoplay ou aluguel digital.

Por mais que a indicação final de O Agente Secreto não deva causar muitas surpresas, vale salientar que é a melhor lista em anos, reforçando o que temos repetido: é um grande ano para o cinema brasileiro.

Deixe um comentário