Festival de Cinema de Gramado 2025 abre com tapete azul, Rodrigo Santoro e estreia de série nacional
O 53º Festival de Cinema de Gramado começou oficialmente na sexta-feira (15) com uma noite histórica no Palácio dos Festivais. O longa O Último Azul, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, teve sua primeira exibição no Brasil e levou um grande público ao Palácio dos Festivais pra prestigiaro longa. A sessão contou com a presença do diretor Gabriel Mascaro, da atriz protagonista Denise Weinberg, Adanilo Rodrigo Santoro, grande homenageado da edição.
Elenco e diretor do filme ” O Último Azul” no 53° Festival de Cinema de Gramado.
Em um gesto inédito, o tradicional tapete vermelho foi substituído por um tapete azul, em referência ao filme de abertura. Antes da exibição, Santoro recebeu o Kikito de Cristal, honraria concedida a artistas de relevância internacional. Emocionado, destacou a importância do cinema brasileiro independente em sua carreira.
Santoro com seu Kikito de Crital e ajudando a fazer o do próximo homenageado de 2026.
A programação de sábado (16) começou com a coletiva de imprensa de O Último Azul, em que Santoro falou sobre sua parceria com Mascaro e seu personagem no longa:
Imediatamente, além de ter sido arrebatado pela história, pelo tema e pelo roteiro, achei genial a ideia de lançar um olhar na contramão do que estamos acostumados a ver o masculino, especialmente um homem, em um barco.
Ainda no sábado, Rodrigo Santoro revelou detalhes de seu próximo trabalho, o longa da Netflix “O Filho de Mil Homens”, adaptação da obra de Valter Hugo Mãe dirigida por Daniel Rezende. O ator afirmou que chegou a recusar uma grande série internacional para participar o projeto:
Essa obra me conquistou profundamente. Até mesmo Valter Hugo Mãe, após assistir, acredita que o filme supera o próprio livro.
Rodrigo Santoro, em cena de O Filho de Mil Homens Crédito: Divulgação/ Netflix
Na noite de sábado, teve início a Mostra Competitiva de Longas Brasileiros com o filme “Nó”, de Laís Melo, com a presença do elenco. O público também conferiu a exibição do primeiro episódio da minissérie da HBO Max “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, estrelada por Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer e Ícaro Silva, ambientada no final dos anos 1980 que acompanha um grupo de comissários de bordo no Rio de Janeiro que, ao testemunharem o avanço do vírus e o despreparo de uma sociedade ainda sem acesso ao tratamento, passa a contrabandear o único medicamento recém-aprovado no exterior: o AZT.
Elenco e equipe da série “Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente”
Entre as atrações da semana, o festival anunciou os quatro filmes que compõem a Mostra Cinema Francês, a partir de 20 de agosto, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com entrada gratuita:
Suprêmes, de Audrey Estrougo
Cão Danado (Chien de la casse), de Jean-Baptiste Durand
Os Piores (Les Pires), de Lise Akoka e Romane Gueret
O Último Moicano (Le Mohican), de Frédéric Farrucci — inédito no Brasil
Ainda neste domingo (17), o tapete vermelho volta a receber o público para a exibição de “Papagaios”, de Douglas Soares, segundo longa da Mostra Competitiva. A produção carioca acompanha a trajetória de Tunico, o “papagaio pirata” mais famoso da TV, vivido por Ruan Aguiar, ao lado de Gero Camilo, Leo Jaime e Angela Paz. O elenco e a equipe participam da sessão, precedida pela homenagem na Calçada da Fama a Camila Morgado, Edson Celulari e Isabel Fillardis.