Polêmica marca abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado com mostra de filmes feitos por IA

A abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado acontecerá nesta sexta-feira (15), mas, nas redes sociais, já há um assunto polêmico que deverá permear os bastidores do evento. Isso porque a conta oficial do festival no Instagram anunciou, no último dia 13, a Mostra de Filmes Gerados por IA.

A mostra será parte do Conexões Gramado Film Market e apresentará obras que exploram narrativas e estéticas geradas por meio de algoritmos, ferramentas generativas e automações criativas. Segundo a publicação do festival, a intenção é propor um debate sobre autoria, linguagem, ética e o futuro da produção audiovisual. Os filmes serão disponibilizados de forma online, mas também haverá uma sessão presencial durante o evento.

A publicação, na conta oficial do festival, já conta com quase 600 comentários, em sua maioria críticos à organização do festival. Muitas manifestações alegam que a mostra vai contra tudo o que um festival de cinema brasileiro deveria defender, visto que influencia diretamente o trabalho das pessoas envolvidas na criação do audiovisual. Também há quem defenda a mostra, afirmando que o debate deve ocorrer e que a chegada da tecnologia é inevitável.

53° Festival de Cinema de Gramado

Entendo que o debate deva existir, mas, em um festival que apresenta e celebra o nosso cinema, talvez não fosse o espaço ideal para uma mostra — e, principalmente, uma premiação — de filmes feitos com uma tecnologia tão controversa, que atinge o trabalho de tantas pessoas. Em um momento tão importante para o nosso cinema, com a popularidade dos filmes brasileiros em alta e após um período tão difícil frente a governos que lutaram para destruir a cultura, é, no mínimo, insensível trazer o tema dessa forma.

Claro que é impossível impedir que as tecnologias cheguem e ganhem espaço em qualquer área, mas, quando afetam tanto a vida, o trabalho e até mesmo a arte criada por tantos profissionais, é inviável apresentar essas produções, sobretudo quando não existe regulamentação que traga segurança para a propriedade intelectual. Muitos artistas estão no festival apresentando obras originais criadas por eles, enquanto outros exibem trabalhos feitos a partir de processos ainda sem regras claras.

Acredito que a polêmica vá se estender além das redes sociais nos próximos dias de festival. Vamos acompanhar de perto como as coisas vão se desenrolar em Gramado 2025.

Deixe um comentário