Depois de conquistar cerca de 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais, o documentário “Tijolo por Tijolo” chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de agosto, trazendo uma história real de resistência e sonhos. Dirigido por Victória Álvares e Quentin Delaroche, o filme acompanha o cotidiano de Cris Martins, moradora do Ibura, periferia do Recife, que transformou desafios pessoais em combustível para inspirar outras mulheres.

Crédito: Divulgação / Olhar Filmes
A trama documental começa no início da pandemia de Covid-19, quando Cris e o marido perderam seus empregos formais. Grávida do quarto filho e com a casa ameaçada por risco de desabamento, ela encontra nas redes sociais uma forma de sustento e voz: torna-se microinfluenciadora digital, compartilhando dicas de maternidade, ensaios fotográficos e ações de empoderamento feminino em sua comunidade. Enquanto isso, o marido aprende, por tutoriais no YouTube, a reconstruir o lar tijolo por tijolo.
“‘Tijolo por Tijolo’ vai além de um registro documental. O longa é uma manifestação sobre dignidade, maternidade e o direto à moradia, uma história que ecoa as vozes de tantas outras ‘Cris’ espalhadas pelo Brasil, apostando no cinema como uma ferramenta de autoconhecimento, reflexão e transformação da sociedade”, destacam os diretores.
O filme foi produzido pela Revoada Filmes e distribuído pela Olhar Filmes.
Sinopse oficial
Acompanhamos Cris e sua família, moradores do Ibura, na periferia do Recife, que no início da pandemia de Covid-19 tiveram que abandonar sua casa devido ao risco de desabamento. Grávida do quarto filho e lutando por uma laqueadura, Cris trabalha como influenciadora digital enquanto a família reconstrói sua moradia. Abordando temas relevantes ao Brasil de hoje, como maternidade, empreendedorismo e direitos reprodutivos e à moradia, entremeados com momentos de leveza cotidiana, o filme ressalta o protagonismo coletivo que torna possível erguer as paredes de um lar, dia após dia.
Confira o trailer:

Credito: Divulgação / Olhar Filmes
