53º Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes selecionados e estreia “Mostra Estudantil Nacional”; veja quem disputa o Kikito em 2025

O 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos eventos mais tradicionais do audiovisual brasileiro, divulgou nesta terça-feira (8 de julho) sua aguardada seleção oficial de filmes selecionados pra Mostra Competitiva.

53º Festival de Cinema de Gramado – Coletiva de Lançamento
Crédito: Edison Vara/Agência Pressphoto

A primeira coletiva de divulgação aconteceu em Gramado, na Serra Gaúcha, em um dia ensolarado para celebrar o cinema nacional. Foram revelados os seis longas-metragens brasileiros de ficção inéditos que disputarão o Kikito, além dos curtas gaúchos selecionados para o Prêmio Assembleia Legislativa, e uma novidade que emociona: a estreia da 1ª Mostra Nacional Estudantil.

O Festival de Cinema de Gramado de 2025 acontecerá de 13 a 23 de agosto. A abertura oficial será no dia 15, com a exibição hors concours de O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata na Berlinale 2024 e com estreia nos cinemas brasileiros marcada para 28 de agosto.

Longas brasileiros em competição

Com curadoria assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, a mostra competitiva nacional traz seis obras inéditas, de diversas regiões do Brasil:

  • “A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo: Glória, 10 anos, passa as férias no hospital onde sua mãe é enfermeira e encontra consolo na amizade com Sofia, cuja bisavó está internada. Uma fábula sobre infância, cuidado e resistência.
  • “Cinco Tipos de Medo” (MS), de Bruno Bini: Cinco vidas interligadas por violência, luto e redenção. Destaque para o elenco com Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen e o rapper Xamã.
  • “Nó” (PR), de Laís Melo: Em Curitiba, Glória enfrenta um divórcio e a luta pela guarda das filhas, enquanto busca uma vaga de supervisora na fábrica onde trabalha. Um drama sobre maternidade e sobrevivência.
  • “Papagaios” (RJ), de Douglas Soares: Tunico, o “papagaio pirata” mais famoso do Rio, conhece Beto, um jovem misterioso, após um acidente. Uma reflexão sobre fama, visibilidade e identidade.
  • “Querido Mundo” (RJ), de Miguel Falabella: Elsa e Oswaldo se encontram em meio aos escombros de uma ponte caída na virada do ano. Um olhar poético sobre encontros improváveis e reconstruções pessoais.
  • “Sonhar com Leões” (SP), de Paolo Marinou-Blanco: Denise Fraga vive Gilda, uma brasileira em Lisboa com um ano de vida. Entre humor e melancolia, o filme discute a eutanásia e a dignidade no fim da vida.
“A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Sonhar com Leões”, “Cinco Tipos de Medo”, “Nó”, “Querido Mundo” e “Papagaios”
Crédito: Divulgação

Curtas Gaúchos em competição

A tradicional mostra de curtas gaúchos reúne 18 obras vindas de 11 cidades do Rio Grande do Sul. Os filmes serão exibidos nos dias 16 e 17 de agosto, com premiação no dia 17 no Palácio dos Festivais:

  • “Bom Dia Maika” – Santa Cruz do Sul
  • “O Correspondente” – Santo Antônio da Patrulha
  • “E Depois de Fevereiro” – São Leopoldo
  • “Enfim S.O.S.” – Porto Alegre
  • “Estudos Sobre a Vida em Rede” – Lajeado
  • “Fuá – O Sonho” – Canela
  • “Gambá” – Teutônia
  • “Imigrante/Habitante” – Porto Alegre
  • “O Jogo” – Pelotas
  • “Mãe da Manhã” – Porto Alegre
  • “Nhemongarai” – Porto Alegre
  • “Perro!” – São Leopoldo
  • “O Pintor” – Santa Cruz do Sul
  • “Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte” – Porto Alegre
  • “Roxo Lilás Violeta” – Porto Alegre
  • “Safira, o Mar e a Vida” – Porto Alegre
  • “A Sinaleira Amarela” – Porto Alegre
  • “Trapo” – Uruguaiana

Estudantes no centro da cena

Pela primeira vez, o Festival de Cinema de Gramado abre espaço para uma Mostra Nacional de Cinema Estudantil, com curtas produzidos por alunos do ensino fundamental e médio de diferentes estados do Brasil. A exibição será no dia 13 de agosto e marca o início oficial da programação.

53º Festival de Cinema de Gramado – Coletiva de Lançamento, Gabriel Garcia, professor do Educavideo
Crédito: Edison Vara/Agência Pressphoto

A iniciativa é do projeto Educavídeo, que desde 2011 capacita jovens da rede pública de Gramado na linguagem audiovisual. Ao longo dos anos, mais de mil estudantes passaram pelo programa, que já acumula mais de 110 produções. O Educavídeo também assina o documentário sobre o Natal Luz de Gramado, cujo teaser foi exibido durante a coletiva de imprensa.

53º Festival de Cinema de Gramado – Coletiva de Lançamento
Crédito:Edison Vara/Agência Pressphoto

Agora, essas histórias que nasceram nas salas de aula chegam à tela grande e conquistam reconhecimento em um dos festivais de cinema mais prestigiados do país.

Celebrando trajetórias inesquecíveis

Durante a coletiva, também foi anunciado que a atriz Araci Esteves será homenageada com o Prêmio Leonardo Machado, em reconhecimento à sua trajetória no teatro, cinema e televisão. Já o Troféu Sirmar Antunes será entregue à atriz e cantora Gloria Andrades, por sua contribuição artística e dedicação à cena cultural gaúcha.

Os Prêmios IECINE também reconhecem nomes importantes da produção local:

  • Inovação: Victor Di Marco e Marcio Picoli, por trabalhos ligados ao universo PCD.
  • Destaque: “Um é Pouco, Dois é Bom” – obra de resgate do cinema negro.
  • Legado: Gustavo Spolidoro, por sua contribuição à formação e experimentação cinematográfica.
53º Festival de Cinema de Gramado – Coletiva de Lançamento. Diretora do IECINE Sofia Ferreira
Crédito: Edison Vara/Agência Pressphoto

Os jornalistas e convidados também acompanharam a mais nova adição à tradicional “Calçada da Fama”, em frente ao Palácio dos Festivais: um espaço simbólico que celebra os grandes nomes do cinema brasileiro.

53º Festival de Cinema de Gramado – Cerimônia de fixação das placas na calçada da fama
Crédito: Ticiane da Silva/Agência Pressphoto

As placas, com moldes das mãos e assinaturas dos artistas estão espalhadas pela calçada para todos prestigiarem. Neste ano, quem ganhou seu lugar foi a atriz Vera Fischer, homenageada da edição de 2024, agora eternizada entre os ícones que marcaram a história do Festival de Gramado.

53º Festival de Cinema de Gramado – Cerimônia de fixação da placa de Vera Fischer na “Calçada da Fama”.
Crédito: Natália Moraes

Ainda vem mais por aí! Outras novidades e homenageados desta 53ª edição serão reveladas nas coletivas de imprensa que acontecem no Rio de Janeiro (15 de julho) e em São Paulo (17 de julho).

E para quem quer viver de perto essa celebração do cinema nacional, os ingressos já estão à venda no site oficial do Festival de Gramado.

Um comentário sobre “53º Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes selecionados e estreia “Mostra Estudantil Nacional”; veja quem disputa o Kikito em 2025

Deixe um comentário